Estabelecimentos em Miguel Pereira - Rio de Janeiro
 :: Hoteis e Pousadas
 :: Estabelecimentos
 :: Onde comer?
 :: O que fazer?
 :: A Cidade
 :: Serviços
Estabelecimentos em Paty do Alferes - Rio de Janeiro
 :: Hoteis e Pousadas
 :: Onde comer?
 :: O que fazer ?
 :: A Cidade
 :: Serviços
 :: Parceiros
Historia e Beleza na Capela dos Escravos
 

História e Beleza na Capela dos Escravos

 

Numa colina, na área rural de Miguel Pereira, existe uma formação rochosa, que já foi local de encontros e de rituais dos negros que viviam nas fazendas da região.

Miguel Pereira, cidade serrana que respira tranquilidade, abriga hotéis aconchegantes, belezas naturais como o Lago Javary, uma combinação que resulta no 3º Melhor Clima do Mundo, também possui pontos turísticos históricos.

Um dos Distritos de Miguel Pereira é Governador Portela, que tem pontos turísticos como o Pórtico e o Museu do Núcleo Histórico Ferroviário, que fica na antiga Estação. No acervo, fotos e objetos da época da estrada de ferro.

Há um quilômetro de caminhada e subindo uma íngreme ladeira, está um dos pontos turísticos e históricos de Miguel Pereira, uma formação rochosa que deu origem à Capela dos Escravos ou Nossa Senhora da Penha.

Durante o trajeto, muita vegetação e um belo visual. Porém, o que mais chama a atenção está embaixo dos nossos pés: uma estrada férrea. “Uma linha auxiliar, criada em 1898, projeto de Dom Pedro II que ligava Japeri à Três Rios, para escoamento de toda a produção cafeeira da região e outros produtos agrícolas. Atualmente está abandonada,” diz o Guia Turísticos Cláudio Ribeiro.

Depois de quase uma hora de caminhada chega-se ao destino, uma capela formada por três pedras e coberta com cimento e ferragem. No século XVIII, escravos de duas fazendas da região transformaram o local em ponto de encontro.

 

“Eles fugiam e subiam para fazer os rituais. Até hoje tem pessoas que chegam à Capela para fazer  rituais de Candomblé, é um lugar de sincretismo religioso muito grande, pode-se observar a existência de santos católicos e santos de umbanda,” finaliza Cláudio Ribeiro.

Lá de cima há uma linda visão do Vale do Rio Santana e do Pico do Tinguá.

O que levar:
Água, tênis confortável e binóculos.

Como Chegar:
Saindo de Volta Redonda, seguir pela Rodovia Lúcio Meira, ao chegar em Vassouras seguir pela RJ-121 até Miguel Pereira.

Fonte: TV Rio Sul

 


Miguel Pereira e Paty do Alferes - Rio de Janeiro

 

 

Miguel Pereira Tours - Click Here
Miguel Pereira - Publicidade
 





 
Miguel Pereira - Parceiros
 




 
Miguel Pereira e Paty do Alferes

Criação: Alafia Digital