Estabelecimentos em Miguel Pereira - Rio de Janeiro
 :: Hoteis e Pousadas
 :: Estabelecimentos
 :: Onde comer?
 :: O que fazer?
 :: A Cidade
 :: Serviços
Estabelecimentos em Paty do Alferes - Rio de Janeiro
 :: Hoteis e Pousadas
 :: Onde comer?
 :: O que fazer ?
 :: A Cidade
 :: Serviços
 :: Parceiros
A Importancia dos "Pastos Sujos"
 

 

 

A IMPORTÂNCIA DOS  “PASTOS SUJOS” 

 

                 Dentre as atividades antrópicas mais nocivas a biodiversidade e aos serviços prestados pelos ecossistemas naturais, está a destruição e a fragmentação das florestas. Por  diversos motivos, dentre eles os ciclos econômicos, a criação de pastagens e empreendimentos imobiliários, grande parte da vegetação natural foi destruída, expondo o solo e seus nutrientes as ações das chuvas e ventos,, tornando muitas áreas impróprias ao uso humano, criando erosões, assoreando mananciais, dentre outros impactos.

Entretanto, muitas das áreas desmatadas   e que serviram para atividades humanas foram abandonadas, muitas vezes por  motivos econômicos de seus proprietários. Essas áreas, facilmente encontradas em diversas regiões do país, acabaram por apresentar um processo chamado em ecologia de  Sucessão Ecológica, que significa a substituição de populações em direção a um estado estável. Muitas dessas áreas existem em nossa região, que foi extremamente afetada por atividades antrópicas ao longo dos anos. Essas áreas em processo de sucessão ecológica, são vulgarmente conhecidas como “pastos sujos”, por terem sido áreas de pastagem e atualmente apresentarem a ocorrência de alguns arbustos e árvores.

Estas áreas, apesar de não se compararem a uma floresta formada, tem grande importância, pois com o passar do tempo, vão formando novos habitats para várias espécies da fauna, e a chegada da fauna pode trazer, dependendo da distância das florestas mais próximas, novas sementes e pólens acelerando a sucessão ecológica. Além disso, alguns serviços ecológicos passam a ocorrer como por exemplo a melhoria da qualidade do solo e  a retenção das águas das chuvas, favorecendo os lençóis freáticos mais próximos.

O ideal seria que nessas áreas  houvesse  ações de reflorestamento para adiantar o processo de sucessão e para aumentar a variedade de espécies, formando assim, mais rapidamente uma floresta mais saudável. Mas no caso dessas ações serem inviáveis, o abandono da área, evitando a ocorrência de incêndios e a presença de animais que pastam, , já é um passo dado em direção a restauração ecológica desses locais.          

 

 

Angelo Mendonça

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


            Antigas áreas de pastagem sendo ocupadas pela sucessão ecológica

 

 

 


Miguel Pereira e Paty do Alferes - Rio de Janeiro

 

 

Miguel Pereira Tours - Click Here
Miguel Pereira - Publicidade
 





 
Miguel Pereira - Parceiros
 




 
Miguel Pereira e Paty do Alferes

Criação: Alafia Digital