Estabelecimentos em Miguel Pereira - Rio de Janeiro
 :: Hoteis e Pousadas
 :: Estabelecimentos
 :: Onde comer?
 :: O que fazer?
 :: A Cidade
 :: Serviços
Estabelecimentos em Paty do Alferes - Rio de Janeiro
 :: Hoteis e Pousadas
 :: Onde comer?
 :: O que fazer ?
 :: A Cidade
 :: Serviços
 :: Parceiros
Personagens

ALGUNS PERSONAGENS HISTÓRICOS & IMPORTANTES DE PATY DO ALFERES

JOAQUIM OSÓRIO DUQUE ESTRADA - Crítico, professor, ensaísta, poeta e teatrólogo, nasceu em Paty do Alferes, então município de Vassouras, RJ, em 29 de abril de 1870, e faleceu no Rio de Janeiro, em 5 de fevereiro de 1927. Eleito em 25 de novembro de 1915 para a Cadeira n. 17, na sucessão de Sílvio Romero, foi recebido em 25 de outubro de 1916 pelo acadêmico Coelho Neto.
 
Dentre seus feitos mais importantes, destacam-se sua parceria com José do Patrocínio na campanha da abolição, sua carreira diplomática, participação como colaborador em vários jornais. Como poeta, não fez nome literário, a não ser pela autoria da letra do Hino Nacional. Além do livro de estréia, publicado aos 17 anos, Flora de maio, com prefácio de Alberto de Oliveira, reunindo poesias escritas até os 32 anos de idade. Revela sensível progresso na forma e na idéia.
 
Conserva a feição dos poetas românticos, apesar de publicado em plena florescência do Parnasianismo, de que recebeu evidentes influxos, conservando, contudo, a essência romântica.
Gentileza: Academia Brasileira de Letras.
 
MANOEL CONGO – A história de um sonhador . Fonte: Lourdinha Calainho - Divisão de Divulgação e Eventos da Prefeitura Municipal de Paty de Alferes.


 <<< voltar

Miguel Pereira e Paty do Alferes - Rio de Janeiro

 

Miguel Pereira Tours - Click Here
Miguel Pereira - Publicidade
 





 
Miguel Pereira - Parceiros
 




 
Miguel Pereira e Paty do Alferes

Criação: Alafia Digital